Como saber se ouro é falso ou verdadeiro?

Um metal precioso é necessário atenção: como saber se ouro é falso ou verdadeiro? Há diferenças entre ouro puro e não-puro, saiba tudo.

saber se ouro é falso ou verdadeiro

O ouro sempre foi e sempre será o grande valor que todos gostariam de possuir em grandes quantidades, nos tempos áureos houve grande corrida a ele, ainda existem minas onde é extraído o minério em grande escala, mas para muitos é um metal impossível em ter acesso, só para quem tem dinheiro e pode comprá-lo é uma realidade mais próxima.

Para que você tenha conhecimento a 2600 a.C. já davam muito valor a esse metal, os egípcios por volta do ano 1400 a.C. já utilizavam para cobrirem os sarcófagos das múmias dos faraós com o adorado metal.

O ouro verdadeiro é muito mole, para que ele possa endurecer utilizam a prata e o cofre em sua composição de endurecimento, essas ligas metálicas mais duras são muito utilizadas em joalheria e na confecção de moedas, é um metal muito valorizado, acreditam através de estudos que para cada milhão de toneladas de terra, existem apenas 5 quilos de ouro.

Para que você possa testar se o metal é ouro mesmo, terá de saber que o ouro é um grande condutor de energia e apresenta maleabilidade ao ser tentado amassar, ele realmente vai ficar amassado.

Ouro falso e verdadeiro

Se na prova de número 583 houver 58,3% de ouro, contendo 36% de prata e 5,7% de cobre, esta liga tem um tom de cor ligeiramente verde; se for de 18,3% de prata e 23,4% em cobre fica com tom de rosa; se for 8,3% de prata e 33,4% de cobre possui uma cor avermelhada.

Ouro com a prova de número 958 é de três componentes para além de ouro contém prata e cobre e é usada geralmente para fazer alianças, esta liga tem uma cor amarelo forte e é próxima de cor de ouro pura.

Na liga de número 750 também existe cobre e prata, mas às vezes podem ser usados, paládio, níquel ou zinco, tem uma cor amarelo-esverdeada, também tons avermelhados até a cor branca, esta liga é facilmente difundida, mas se contém mais de 16% de cobre a cor perde gradualmente o seu brilho.

A liga de prova número 375 normalmente contém ouro 37,5%, prata 10%, cobre 48.7%, paládio 3,8% e é usada para fazer alianças.

Para quem têm joias e quer ter a certeza que é ouro puro basta pegar a joia e esfregar em uma parede lisa e branca, se for ouro mesmo a parede ficará com um risco escuro, em um tom prateado e a joia não terá risco algum.

12 comentários até agora

  1. Ae tirei minha duvida o cara ke me vendeu falou que era 160kilates comprei por 90 conto de com medo de ser falsa mais sairam tres riscos prateados na parede e olhei com a lupa e a corrente nao ficou co nenhum risquinho valeu pela ajuda õ/

  2. tenho uma medalha de campeão da libertadores da américa conquistada pelo SPFC em 2005 gostaria de saber qual material usado e seu valor

  3. Bom dia ! Gostaria de saber. Para o ouro ser verdadeiro tem que colocar no teste do açido
    e o ouro evaporar. Séra que o ouro é verdadeiro
    ou séra que é um ouro com muita mistura,e assim
    a jóia fica com baixa quantidade de ouro e quando
    testado com o açido ouro se evapora.
    Séra que é deste jeito que eu estou comentando ou não? Porfavor voçê pode me responder!

  4. A parte inicial do texto, sendo mais técnica, é bem proveitosa mas o “teste da parede” deixa um tanto a desejar. Não dá para imaginar um especialista esfregando as peças de ouro numa parede para testá-las. E faltou mencionar que as provas de números 375, 583, 750 e 958 referem-se aos padrões 9K, 14K, 18K e 23K (K = quilates).

  5. eu tenho uma aliança e fiz o teste da parede mas ficou riscada não e ouro???? ou tem muita mistra????

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>