Eclipse solar 2011 no Brasil

Saiba tudo sobre o eclipse solar 2011 no Brasil. Haverá eventos nos dias 01 de junho, 01 de julho e 25 de novembro, saiba tudo sobre o eclipse do sol.

Eclipse solar 2011 no Brasil

[adsense] Os países da Europa, norte da África e da Ásia Central já puderem apreciar o primeiro eclipse solar de 2011, que aconteceu dia 4 de janeiro, a lua se interpôs parcialmente entre a Terra e o sol, dando a impressão de que a sombra da lua encobriu uma parte do sol. Para que o eclipse solar aconteça, a lua deve estar na fase nova, em que o sol se mantém na linha de intersecção entre o plano da órbita lunar e a órbita solar.

Os próximos eclipses solares no Brasil serão parciais, acontecerão no dia 01 de junho, 01 de julho e 25 de novembro. O próximo eclipse solar total acontecerá em 13 de novembro de 2012 e será visto na América do Sul. O último, que ocorreu em 11 de julho de 2010, foi observado por milhares de pessoas na Polinésia Francesa, na Ilha de Páscoa e no Cone Sul do continente americano.

Eclipse solar 2011

  • Eclipse solar de 01 de junho: será visível para os habitantes da América do Norte, Ásia e Islândia;
  • Eclipse solar de 01 de julho: visível apenas no Oceano Índico;
  • Eclipse solar de 25 de novembro: visível para Antártida, África, Nova Zelândia e Tasmânia.

[adsense align="center" size="336"]

Uma rara combinação de eclipses em 2011 chamou a atenção dos astrônomos do mundo todo: os quatro eclipses solares parciais e os dois eclipses lunares totais, que serão visíveis neste ano, acontecerão apenas seis vezes em todo o século XXI. Enquanto isso, parece que não será dessa vez que veremos um eclipse solar 2011 no Brasil. O jeito é continuar aguardando, já que este raro evento provavelmente irá acontecer em 2012 e será visível para nós.