Como identificar camisa Lacoste falsa

Com a popularização das polos da marca francesa, está cada vez mais difícil identificar camisas Lacoste falsas, porém ainda há modos de descobrir, confira!

Identificar camisa Lacoste falsa

As camisas Lacoste se tornaram um ícone para pessoas modernas e bem vestidas. Desde modelos simples (de uma cor) até modelos mais sofisticados e caros, todas as camisas e camisetas agradam a todos os gostos pela simplicidade e qualidade do material utilizado. Por ser 100% algodão e fabricada com processos mais elaborados, elas são muito confortáveis e permitem qualquer movimento no corpo com facilidade.

Neste guia, vamos te ajudar a identificar as camisas polo simples, aquelas de apenas uma cor e com o crocodilo verde. A um olhar menos atento, estas camisetas são simples e sem detalhes, porém um olho mais cuidadoso percebe que as Lacoste são ricas logo nos pequenos detalhes. Estas pequenas diferenças permitem que você saiba identificar uma camisa Lacoste falsa percebendo atentamente as dicas que iremos te passar logo abaixo.

Apesar dos avanços da “indústria da cópia” em tentar fazer o melhor possível, alguns detalhes simplesmente não valem a pena no processo de fabricação, pois encareceria demais o produto. É claro que algumas camisetas falsificadas são muito próximas das reais, mas tentaremos fazer você conseguir distingui-las. Vale salientar também que fica muito mais fácil identificar uma falsificada se você tiver uma Lacoste original para comparar.

1. Etiquetas

Etiquetas originais Lacoste

As etiquetas falsas estão cada vez mais próximas das originais, mas ainda é possível notar algumas diferenças. Primeiramente, as camisas devem ter duas etiquetas, uma com o crocodilo, a escrita “LACOSTE” e o número (sempre números (2, 3, 4…) – nunca letras como P, M, G, etc) e outra com informações de fabricação. É importante lembrar que as originais tem algumas informações no verso desta segunda etiqueta, como “100% algodão” e “Devanlay” no final. Devanlay é uma empresa proprietária de boa parte da Lacoste e responsável pela fabricação das camisetas no Peru, país de onde o algodão utilizado é proveniente.

As etiquetas originais tem o crocodilo com pintas brancas por todo o corpo, inclusive no rabo. Nas originais também é possível notar os olhos do crocodilo, algo que não é possível em alguns modelos falsificados. Também é importante notar a pata traseira do animal, onde algumas camisas Lacoste falsas não conseguem fazer o “calcanhar” do réptil perfeitamente como nas camisetas autenticas.

2. Crocodilo na camiseta

Logo falso e original

Alguns modelos falsos deixam na cara a falsificação, com imitações grotescas do animal e cores até diferentes. Porém já há falsificadores que melhoraram (e muito) o crocodilo, deixando-o muito similar ao original. O que se deve observar é que na original é possível ver os dentes, lingua e barriga do animal sem dificuldades, na autentica os traços são mais “firmes” e também é possível ver o rabo espichado. Na falsa há dificuldades em notar os detalhes com muita clareza. Por exemplo, na imagem acima, os traços se juntam e a costura fica mais grossa em certos momentos.

Localização do botão Outro detalhe importantíssimo é a localização do jacaré na camisa, que sempre fica ao lado esquerdo de quem está vestindo. Já para quem olha de frente, fica ao lado direito dos botões. Uma informação errada encontrada em diversos sites é de que o crocodilo fica entre o primeiro e segundo botão, mas isto não está certo e a informação se confirma nas fotos oficiais no site da Lacoste. O logo da marca (o crocodilo) fica exatamente entre o último botão e a costura quadrada, localizado no meio deste local à direita. Como é possível ver na imagem ao lado, as barras indicam o local entre o último botão e a costura, e a flecha indica a localização do crocodilo. O modelo ao lado é uma camiseta original Lacoste, inclusive a foto foi retirada do site oficial da marca.

Mas é importante ter bom senso: estamos falando da camisa L1212, a pioneira da marca, e isso não é uma regra geral, visto que hoje há diversos modelos da marca. Vale a pena dar uma olhada na loja da Lacoste EUA para ver outros modelos onde há diferenças na localização

3. Botões

Botão original e botão falso

Os botões ajudam a identificar camisa Lacoste falsa com ainda mais facilidade. Os botões originais nunca são feitos de plástico de baixa qualidade, sempre têm duas casas, estão na vertical, o relevo das bordas é perfeito e não há riscos, como é possível observar na imagem acima. O material utilizado é mais brilhoso e tem aparência mais “saudável” que um plástico qualquer.

4. Tecido e manga

Tecido camisa Lacoste

Sempre o material utilizado nas polos L1212 da Lacoste são 100% algodão. O material é de altíssima qualidade e fabricado em um processo lento e detalhado, tudo para deixar a camisa muito mais confortável e permitir quaisquer movimentos do corpo. Não é fácil identificar quando o tecido é falso ou verdadeiro, porém a imagem acima pode ajudar a quem tem olhos mais atentos. Nada de poliester ou elastano nos modelos básicos, a elasticidade é toda proporcionada pelo algodão.

Manga original x falsificado Já sobre as mangas das camisetas. Nos modelos originais é evidentemente fácil observar que a manga é mais fina (ao estilo Fit) e mais curvada para fora, enquanto nos mais diversos modelos falsificados ela é mais grossa e menos curvada, alguns modelos sequer tem esta curva. O material estica um pouco mais que o restante da camiseta, mas fique de olho na qualidade. Na foto ao lado é possível ver a comparação, onde a camiseta original está à esquerda (modelo na cor branca) e o modelo falsificado está à direita (modelo na cor rosa).

5. Preço

Esta é a característica que mais vai te deixar triste. Nos Estados Unidos as camisas Lacoste mais básicas (modelos de apenas uma cor, “L1212″) custam a partir de 72 dólares e na Europa custam ainda mais que isso. Modelos abaixo deste preço (no máximo 15 dólares mais baratos) são encontrados apenas nas duty free dos aeroportos.

Não espere encontrar modelos originais abaixo destes preços, é impossível. As fábricas (inclusive a do Peru) vendem apenas para as distribuidoras credenciadas, que por sua vez vendem as lojas credenciadas. Então não caia em golpes onde os vendedores dizem ter ido viajar pro Peru e comprado os modelos lá. Aliás, em sites americanos de leilões também é difícil encontrar modelos originais sem uso, já que a maioria são de vendedores chineses que estão enviando modelos falsificados.

Sites que vendem camisetas Lacoste originais:

  • Dafiti – loja brasileira
  • Netshoes – loja brasileira
  • Kanui – loja brasileira
  • Farfetch – loja brasileira que faz importação própria
  • Nordstrom – loja americana que envia para o Brasil

No Brasil as camisetas mais simples começam em R$ 210 no preço tabelado, mas é possível encontrar por R$ 170 em promoções de lojas físicas, geralmente próximo a datas comemorativas como Dia dos Pais e Natal. Confira a loja mais próxima de você.

Este guia de identificar uma camisa Lacoste falsa foi especialmente preparado para os olhos mais atentos que preferem modelos originais à falsos. Não tente comprar modelos falsos esperando qualidade próxima nem similar. Procure sempre produtos originais que atendam seu bom gosto, apesar de caras, as camisetas duram muito mais tempo do que camisetas similares.