Como fazer detergente caseiro

Descubra a receita mais fácil de como fazer Detergente Caseiro aqui, em apenas 30 minutos você já terá seu detergente caseiro pronto, confira o vídeo.

Detergente caseiro

Em uma atividade pró-ecologia, o detergente caseiro se mostrou eficaz tanto na limpeza de objetos quanto na sustenção do meio ambiente. No Brasil vigora uma lei da ANVISA de que todos os detergentes comercializados devam ser biodegradáveis, mas outras centenas de agentes químicos (como a glicerina, derivada do petróleo, por exemplo) ainda estão presentes nestes produtos, sendo prejudiciais ao planeta – principalmente aos rios – quando descartados após uso. Quando você lava louça e água escoa pelo ralo, o detergente vai junto.

Além de ser uma fonte de renda para diversas famílias, o detergente feito em casa é considerado por muitas donas de casa como um grande aliado ao bolso pelo fato de ser barato de fazer. A partir de tamanha popularidade, as receitas de detergentes caseiros de vários tipos logo se multiplicaram pela internet, e aqui mostraremos as 2 melhores para se fazer, economizando seu tempo e dinheiro.

Com poucos ingredientes e menos de 1 hora livre você conseguirá produzir seu próprio detergente, para lavagem de quaisquer tipos de objetos, sendo um substituto ecológico ao detergente comprado em supermercado.

Receita de detergente caseiro

Nesta primeira receita, os ingredientes necessários são:

  • 6 litros de água
  • 1 barra de sabão de coco
  • 2 limões
  • 4 colheres de sopa de solução de amoníaco

Como fazer é bastante simples, confira abaixo o passo-a-passo.

  1. Em uma panela, aqueça apenas 1 litro de água até começar a ferver. Então, adicione a barra de sabão de coco cortada em pequenos pedaços na panela.
  2. Quando o sabão estiver completamente derretido, misture a substância no interior da panela e, em seguida, transfira-a para outro recipiente onde serão espremidos os 2 limões e adicionados o resto da água (os 5 litros) juntamente com as 4 colheres de sopa de solução de amoníaco.
  3. Reserve tudo por aproxidamente 1 hora e já estará pronto.

Como fazer detergente caseiro

Detergente caseiro com etanol

Esta é outra receita bastante famosa, que leva etanol (álcool de posto de gasolina) em sua produção. Confira abaixo os ingredientes necessários.

  • 2 litros de etanol (álcool de posto de gasolina)
  • 3 litros de óleo de cozinha (pode ser óleo já utilizado)
  • 1 copo (250 ml) de açúcar.
  • 20 litros de água
  • 1/2 kg de soda cáustica

Como fazer é bastante simples, mas é necessário mais tempo no fogo.

  1. Primeiramente, misture o óleo frio, o etanol e a soda cáustica juntos. Mexa a mistura até ficar homogênea reserve por 4 horas.
  2. Após ter passado o tempo, despeje água fervendo aos poucos e sempre mexendo.
  3. Em seguida, adicione o açúcar e deixe ferver por alguns minutos.

Vídeo ensinando a fazer detergente caseiro

Os vídeos abaixo utilizam outras receitas, mas vale a pena assisti-los para entender melhor como funciona o processo de produção de detergentes e outros produtos de limpeza caseiros.